"Ao te curvares com uma rigida Lâmina de TEU bisturi sobre o cadáver Desconhecido, lembra-te Que Este corporativa nasceu fazer amor de Duas almas, cresceu Embalado Pela Fé e Pela Esperança daquela Opaco los Seu seio o agasalhou. Sorriu e sonhou OS mesmos Sonhos das Crianças e dos Jovens. Certo Por amou e was amado, Esperou e acalentou hum Amanhã feliz e sentiu saudades dos Outros Que partiram. Agora jaz na fria lousa, SEM Opaco POR elemento se tivesse Derramado UMA lágrima Sequer, SEM Que tivesse UMA Só prece . Seu nome, Só Deus SABE. Mas o Destino inexorável DEU-LHE o Poder ea grandeza de SERVIR à Humanidade. Uma Humanidade Opaco POR elemento Passou indiferente "
(Rokitansky, 1876)
|
O Conhecimento Anatômico do Corpo Humano dados de Quinhentos Anos Antes de Cristo nenhum sul da Itália com Alcmeón de Crotona, Que realizou dissecações los animais. Pouco ritmo DEPOIS, hum Texto Clínico da Escola hipocrática descobriu a anatomia fazer Ombro Conforme havia Sido ESTUDADA com uma dissecação. Aristóteles mencionou como ilustrações Anatômicas when se referiu AOS paradigmas, Que provavelmente baseadas ERAM Figuras na dissecação animal. No Século III AC, o Estudo da anatomia avançou consideravelmente na Alexandria. Muitas Descobertas Lá realizadas PODEM serviços atribuídas a Herófilo e Erasístrato, Os Primeiros Opaco realizaram dissecações Humanas de Modo sistemático. A Partir do Ano 150 A.. C. uma dissecação Humana was de novo Proibida POR Razões éticas e Religiosas. O Conhecimento Anatômico sobre o Corpo humano continuou sem helenístico Mundo, porem tão si só conhecia atraves Das dissecações los animais. No Século II DC, Galeno dissecou Quase Tudo, macacos e dos Porcos, Resultados OS aplicando DEPOIS obtidos na anatomia Humana, Quase Semper corretamente; contudo, alguns mal posicionados FORAM inevitáveis devido à impossibilidade de Confirmar OS Achados los Cadáveres Humanos. Galeno desenvolveu ASSIM MESMO a doutrina da "Causa final", um Sistema Teológico Opaco requeria Opaco de Todos os Achados confirmassem a fisiologia tal e quali elemento a compreendia.
Porem Localidade: Não chegaram ATÉ NÓS como ilustrações Anatômicas fazer Periodo Classico, Sendo como "série de cinco figuras" Medievais dos Ossos, veias, Artérias, Órgãos Internos e Nervos São provavelmente Cópias de Desenhos Anteriores. Invariavelmente, como Figuras São Representadas NUMA POSIÇÃO semelhante a de UMA rã Aberta, parágrafo demonstrar OS Diversos Sistemas, como Vezes, se agrega UMA sexta figurativa Opaco representação UMA Mulher gravida e Órgãos sexuais Masculinos UO Femininos. N º s Antigos Baixos-Relevos, camafeus e bronzes aparecem muitas Vezes Representações de Esqueletos e Corpos encolhidos cobertos com a Pele (chamados Lêmures), de carater mágico UO Simbolico Mais Opaco esquemático e SEM Finalidade Didática alguma.
Parece Que o Estudo da anatomia Humana recomeçou Mais POR Razões Práticas Opaco intelectuais. A guerra era Localidade: Não hum ASSUNTO locais e se fez necessario dispôr de Meios parágrafos repatriar Corpos OS DOS Mortos los Combate. O embalsamento trajetos era Suficiente parágrafos curtos, mas como distancias Maiores Como como Cruzadas introduziram a Prática de "cocção dos Ossos". A bula Pontifícia De sepulturis de Bonifácio VIII (1300), Que alguns historiadores acreditaram equivocadamente Proibir uma dissecção Humana, tentava abolir ESTA Prática. O Motivo Mais Importante Para a dissecação Humana, FOI o Desejo de sabre a Causa da Morte POR Razões essencialmente Médico-Legais, de averiguar o Opaco havia matado UMA Pessoa Importante UO elucidar a Natureza da peste UO outra enfermidade infecciosa.
O verbo "dissecar" era USADO also parágrafo descrever a Operação cesariana CADA Vez Mais Frequente. A Tradição manuscrita fazer PERÍODO medieval Localidade: Não se baseou No Mundo natural. Como ilustrações Anteriores ERAM aceitas e copiadas. Em Geral, uma capacity dos Escritores era limitada e AO examinar uma Realidade naturais, introduziram Pelo Menos alguns mal posicionados, Tanto de Conceito Como de Técnica. Como Coisas "vistas ERAM" tal quali OS Antigos e como ilustrações realistas ERAM consideradas Como hum Curto-Circuito do proprio Método de Estudo.
A Localidade: Não era anatomia UMA disciplina Independente, mas hum auxiliar da Cirurgia, era Época Opaco nessa relativamente grosseira e reunia sobre TODO CONHECER OS Pontós apropriados para à sangria. Durante TODO o ritmo Opaco uma anatomia ostentou ESSA Qualidade Oposta à Prática, como Figuras Não-realistas e esquemáticas FORAM suficientes.
O Primeiro Livro Ilustrado com Imagens impressas Mais fazer that was pintadas uma obra de Ulrich Boner Der Edelstein. FOI POR publicada Albrecht Plister los Banberg DEPOIS de 1460 e SUAS ilustrações FORAM Algo Mais Que Decorações vulgares. Em 1475, Konrad Megenberg publicou Seu Buch der Natur, Que incluía varias gravuras em Madeira REPRESENTANDO Peixes, Pássaros e animais OUTROS, ASSIM Como Plantas DIVERSAS. Essas Figuras, Igual a muitas OUTRAS pertencentes a Livros sobre a Natureza e Enciclopédias Desse PERÍODO, estao Dentro da Tradição manuscrita e São dificilmente identificáveis.
Dentre OS muitos Fatores Que contribuíram par o Desenvolvimento da Técnica ilustrativa não Comeco do Século XVI, Dois ocuparam Lugar Destacado: O Primeiro FOI O Final da Tradição manuscrita consistente los Copiar OS Antigos Desenhos ea Conversão da Natureza los Modelo primário. Chegou-se AO convencimento de Opaco o Mais apropriado parágrafo O Homem era o Mundo e naturais Localidade: Não a posteridade. O escolasticismo de São Tomás de Aquino havia Preparado inadvertidamente o Caminho atraves da Separação Entre o Mundo naturais EO sobrenatural, prevalecendo a Teologia sobre a Ciência natural. O Segundo Fator Opaco influiu não Desenvolvimento da ilustração Científica par o ensino was a lenta instauração de MELHORES Técnicas. Nenhum Editores Comeco de sistema operacional, com hum Critério Puramente Quantitativo, pensaram Opaco com uma Imprensa poderiam Fazer grande QUANTIDADE de reproduções de Modo Fácil e barato. Só Mais Tarde reconheceram a importancia that each ilustração fossa identica AO originais. A capacity para repetir exatamente reproduções pictórica, daquilo Que se observava, constituiu uma caracteristica Distinta de varias disciplinas Científicas, Opaco descartaram Seu Apoio anterior à Tradição e aceitação de Metodologia uma, that was descritiva e não experimental Tarde Mais Princípio.
Como Primeiras ilustrações Anatômicas impressas baseiam-se na Tradição manuscrita medieval. Era O Fasciculus medicinae UMA Coleção de Textos de Autores Contemporâneos destinada AOS Médicos práticos, Que alcançou muitas Edições. Na Primeira (1491) utilizou-se a xilografia Pela Primeira Vez, parágrafo Figuras Anatômicas. Como ilustrações representam CORPOS HUMANOS mostrando OS Pontós de sangria, e Linhas that desemprego a Figura como Explicações impressas NAS Margens. Como dissecações FORAM desenhadas de UMA forma primitiva e Pouco Realista.
Na Segunda Edição (1493), como posições das Figuras São Mais Naturais. Os Textos de Hieronymous Brunschwig (cerca de 1450-1512) continuaram utilizando ilustrações descritivas. O Capítulo final, de UMA obra de Johannes Peyligk (1474-1522) Consiste n'uma breve anatomia do Corpo Humano Como hum todo, mas como onze gravuras de madeira Que inclui São Algo Mais Que Representações esquemáticas Posteriores dos Árabes. Na Margarita philosophica de George Reisch (1467-1525), Opaco E UMA Enciclopédia de Todas como Ciências, forma colocadas algumas Inovações NAS Tradicionais gravuras em Madeira e como vísceras Abdominais São Representadas de Modo Realista.
De Além deusas Textos anatômicos Destinados especificamente AOS Estudantes de medicina e EAo Médicos, FORAM impressas muitas OUTRAS Páginas com Figuras Anatômicas, intituladas NAO los LATIM (Como Todas como Obras parágrafo Médicos), mas sim los varias linguas vulgares. Houve hum grande INTERESSE, POR Exemplo, na Concepção e na Formação do feto Humano. O USO Frequente da frase "conhece-te a ti MESMO" Fala da Orientação Filosófica e essencialmente Localidade: Não Médica. A "Dança da Morte" Chegou um servi hum Tema Muito popular, sobretudo nn countries de Língua Germânica, apos a Peste Negra e surpreendentemente, como Representações dos Esqueletos e da anatomia Humana dos Artistas Opaco como desenharam São MELHORES Opaco como DOS anatomistas.
Renascentistas Os Artistas do Século XV se interessavam CADA Vez Mais pelas Formas Humanas, EO Estudo da anatomia fez necessaria Parte da Formação dos Artistas Jovens, sobretudo no norte da Itália.
Leonardo da Vinci (1452-1519) FOI O Primeiro artista Opaco considerou a anatomia Além Do Ponto de vista meramente pictórico. Fez preparações Opaco logotipo desenhou, das cais Quais d'Orsay São conservadas Mais de 750, e representam o esqueleto, Músculos OS, sistema operacional OS Nervos e Vasos. Como ilustrações FORAM completadas muitas Vezes com Anotações fazer fisiológico Tipo. A PRECISAO de Leonardo E Maior Que um de Vesalio e SUA Beleza Artística permanece inalterada. Suá Valorização Correta da curvatura da Coluna vertebral ficou esquecida Durante Mais de cem Anos. Representou corretamente a POSIÇÃO fazer feto no útero e FOI O Primeiro a assinalar algumas Estruturas Anatômicas conhecidas. Só uns poucos Contemporâneos viram SEUS folhetos Opaco, Sem Dúvida, Nao FORAM publicados Ate O último do Século Passado.
Michelangelo Buonarotti (1475-1564) Passou Pelo Menos Vinte Anos adquirindo Conhecimentos anatômicos atraves das dissecações Opaco praticava pessoalmente, sobretudo no convento de Santo Espírito de Florença. Posteriormente Expos a Evolução um that Esteve Sujeito, AO considerar a anatomia Pouco Útil parágrafo o artista ATÉ Pensar Que encerrava hum INTERESSE POR si MESMA, AINDA Opaco de sempre subordinada à arte.
Albrecht Dürer (1471-1528) escreveu Obras de Matemática, Destilação, hidráulica e anatomia. Seu TRATADO sobre como proporções do Corpo Humano FOI publicado APOS SUA morte. Suá Preocupação Pela anatomia Humana estética era inteiramente, derivando los Último extremo hum INTERESSE Pelos Cañones Clássicos, atraves dos cais Quais d'Orsay pódios Adquirir-se a Beleza.
Com um Importante Exceção de Leonardo, cujos Desenhos Localidade: Não estiveram Ao Alcance dos anatomistas do Século XVII, o artista fazer era Renascimento anatomista So de Maneira Secundária. AINDA FORAM feitas Importantes contribuições na Representação Realista da forma Humana (Como o USO da Perspectiva e não Sombreado parágrafo Sugerir Profundidade e tridimensionalidade), e OS verdadeiros Avanços Científicos exigiam uma Colaboração de anatomistas e Profissionais de Artistas. QUANDO OS anatomistas puderam representar de Modo Realista OS Conhecimentos anatômicos corretos, se iniciou los Toda Europa hum PERÍODO de intensa Investigação, sobretudo no norte da Itália e não sul da Alemanha. O Melhor Representante dEste Grupo E Jacob Berengario da Capri (1530), autor dos Commentaria super anatomica mundini (1521), Que Contém como Primeiras ilustrações Anatômicas Tomadas fazer natural. Em 1536, publicou Cratander los Basiléia UMA Edição das Obras de Galeno, Que incluía Figuras, especialmente de osteologia, feitas de hum MoDo Muito Realista. A Partir de UMA Tão Cedo dados Como 1532, Charles Estienne preparou los Paris UMA Obra em Opaco ressaltava uma Completa Representação pictórica do Corpo Humano.
Vesalio
TALVEZ pensasse Opaco UMA polêmica era hum Modo de Chamar Atenção. Manteve DEPOIS UMA Disputa acirrada com Seu mestre Jacques du Bois (UO Sylvius, na forma latina), that was hum convencido galenista cuja Única RESPOSTA, ante tão Diferenças entre algumas Estruturas tal Como ERAM vistas POR Vesalio e Como como havia descrito Galeno, that was a Humanidade desvio tê-lo Mudado Durante cessos Dois Séculos.
|
Vesalio tinha atribuído o traçado das Primeiras Figuras um hum Certo Fleming, mas na Fabrica Localidade: Não confiou los ninguem, ea Identidade do artista UO Artistas Opaco colaboraram na SUA obra TEM Sido Objeto de grande Controvérsia, Que se acentuou ante uma Questão de QUEM e Mais Importante , se o artista UO o anatomista. Essa jornal Última FOI UMA DISCUSSÃO Localidade: Não pertinente, JA Opaco E Óbvio Opaco como ilustrações São Importantes precisamente o Porque juntam UMA combinação de arte e Ciência, Uma Colaboração Entre o artista EO anatomista. Como Figuras da Fabrica implicam los Tantos Conhecimentos anatômicos Opaco forçosamente Vesalio desvio Participar na PREPARACAO dos Desenhos, AINDA Opaco o grau de refinamento e do Conhecimento de Técnicas Novas de desenho, Artistas OS also parágrafos fazer Renascimento, excluem also that foros O único Responsável. Ate Hoje é foi por elas se Jan Stephan van Calcar (1499-1456/50), Que fez como Primeiras Figuras e trabalhou sem Estúdio de Ticiano na Vizinha Veneza, era o artista. De Maneira QUALQUÉR, havia-se ENCONTRADO UMA Solução na Busca de UMA Expressão pictórica adequada AOS Fenômenos Naturais.
No Século XVII FORAM efetuadas Notáveis Descobertas no Campo da anatomia e da fisiologia Humana. Francis Glisson (1597-1677) descreveu detalhes los o Fígado, o Estômago EO intestino. Apesar de SEUS pontos de vista sobre a Biologia Serem basicamente aristotélicos, Teve also concepções Modernas, Como um that se, comunique AOS Impulsos Nervosos responsáveis Pelo esvaziamento da vesícula biliar.
Thomas Wharton (1614-1673) DEU hum grande Passo AO ultrapassar a velha e Comum Idéia de Opaco o Cérebro Era Uma glândula Opaco secretava muco (SEM Dúvida, continuou acreditando Que como lágrimas se originavam ali). Wharton descreveu como Características Diferenciais das Glândulas Digestivas, linfáticas e sexuais. O conduto de evacuação da glândula salivar submandibular conhece-se Como conduto de Wharton. Uma Importante Contribuição FOI distinguir Entre Glândulas de secreção interna (chamadas Hoje endócrinas), Cujo PRODUTO cai sem Sangue, e como Glândulas de secreção externa (exócrinas), NAS Opaco descarregam cavidades.
Niels Steenson, EM 1611, estabeleceu a Diferença Entre ESSE Tipo de glândula e nódulos linfáticos OS (Opaco recebiam o nomo de glândula apesar de Nao Fazer Parte fazer Sistema). Considerava Opaco como lágrimas provinham fazer Cérebro. Uma nova Concepção dos Sistemas de Transporte do Organismo Que se obteve Graças como contribuições de muitos Investigadores ajudou um resolvedor OS Erros da fisiologia GALENICA referentes à Produção de Sangue.
Gaspar Aselli (1581-1626) descobriu Que apos uma Ingestão abundante de comida o peritônio EO intestino de hum cachorro se cobriam de UMAs Fibras Brancas Opaco, AO Serem seccionadas, extravasavam hum Líquido esbranquiçado. Tratava-se dos capilares quilíferos. Ate a Época de Harvey se pensava Que a Respiração estimulava o Coração parágrafo Produzir espíritos vitais não ventrículo Direito. Harvey, porem, demonstrou Opaco O Sangue Nos pulmões mudava de venoso arterial para, mas desconhecia como bases Desta Transformação. A explicação da função Respiratória levou muitos Anos, mas Durante o Século XVII FORAM Dados Passos Importantes Para Seu esclarecimento.
Robert Gancho (1635-1703) demonstrou Que hum pódios animais sobreviver also SEM Movimento pulmonar se inflássemos ar nn pulmões.
Richard Lower (1631-1691) FOI O Primeiro a Realizar Transfusão de Sangue Direta, Demonstrando uma Diferença de cor empreendedorismo O Sangue arterial EO venoso, uma quali si desvio AO constato com o ar dos pulmões.
John Mayow (1640-1679) afirmou Opaco uma vermelhidão do Sangue venoso se desvio à Extração de alguma Substância fazer ar. Chegou à Conclusão de Opaco O Processo Respiratório Localidade: Não era MAIS UM Que da Intercambio de gases do Ar e do Sangue; Este CEDIA o Espírito nitroaéreo e ganhava OS vapores produzidos Pelo Sangue.
Em 1664 Thomas Willis (1621-1675) publicou De anatomicamente Cerebri (Ilustrado POR Christopher Wren e Richard Lower), Sem Dúvida o Compendio Mais detalhado sobre o Sistema nervoso. SEUS ESTUDOS anatômicos ligaram Seu Nome AO Círculo das Artérias da base de fazer Cérebro, AO Décimo Primeiro par craniano e uma also hum Determinado Tipo de Surdez. Contudo, o SUA Obsessão los localizar nenhum do Nível Anatômico OS Processos Mentais o fez chegar a CONCLUSÕES equívocas; ELAS entre, Opaco o Cérebro controlava OS Movimentos do Coração, pulmões, intestinos e Estômago e Opaco O Corpo caloso era ASSUNTO da Imaginação.
A Partir de entao, o Desenvolvimento da anatomia Acelerou-se. Berengario da Carpi estudou o APÊNDICE EO timo, e Bartolomeu Eustáquio OS CANAIS Auditivos. A anatomia Nova do Renascimento exigiu uma REVISÃO da Ciência. O Inglês William Harvey, educado los Pádua, combinou a Tradição Anatômica italiana com a Ciência nascia Opaco experimental na Inglaterra. Seu Livro de Respeito, publicado em 1628, Trata de anatomia e fisiologia. Ao Lado de Problemas de dissecação e DESCRIÇÃO de Órgãos Isolados, estuda a Mecânica da Circulação do Sangue, comparando o Corpo humano uma UMA Máquina hidráulica. O Aperfeiçoamento do Microscópio (POR Leeuwenhoek) ajudou Marcello Malpighi a PROVAR a Teoria de Harvey, sobre a Circulação do Sangue, e also a Descobrir uma Estrutura Mais Íntima de muitos Órgãos. Introduzia-se, ASSIM, o Estudo microscópico da anatomia. Gabriele Aselli punha EM Evidencia OS linfáticos Vasos; Bernardino Genga falava, entao, em "anatomia Cirúrgica".
Nos Séculos XVIII e XIX, o Estudo CADA VES pormenorizado das Técnicas operatórias levou à subdivisão da anatomia, Dando-se Muita importancia à anatomia Topográfica. O Estudo Anatômico-Clínico fazer cadáver, Como Meio Mais Seguro de Estudar como alterações provocadas Pela Doença, introduzido FOI POR Giovan Battista Morgani. Surgia a anatomia patológica, Que permitiu Grandes Descobertas no Campo da patologia celular, Por Rudolf Virchow, e DOS AGENTES responsáveis POR Doenças Infecciosas, POR Pasteur e Koch.
Recentemente, uma anatomia tornou-se submicroscópica. A fisiologia, bioquímica um, a microscopia eletônica e positrônica, como Técnicas de difração com Raios X, Aplicadas AO ESTUDO Das Células, estao descrevendo SUAS Estruturas Íntimas los nivel molecular.
Hoje em dia ha Qualquer possibilidade de Estudar anatomia MESMO los PESSOAS vivas, atraves de Técnicas de Imagem Como a radiografia, a endoscopia, a angiografia, a tomografia axial Computadorizada, uma tomografia POR Emissão de positrões, a Imagem de Ressonância magnética nuclear, a ecografia , um Termografia e OUTRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário