Ao Contrário Fazer Opaco muitos imaginam, o Estudo da anatomia Localidade: Não se restringe AO Corpo humano. Dentro do Opaco conhecemos Como anatomia existe ramo hum, Chamado de anatomia Comparada animais (muitas Vezes referido Simplesmente POR anatomia Comparada), Que estuda Como São Organizados morfologicamente OS animais, incluíndo o proprio Homem. Seu enfoque, Nao entanto, E Diferente Fazer da anatomia Humana. Na anatomia Humana o Objetivo Diretor E o Estudo dos Elementos Que edificam o Corpo, com o estabelecimento de algumas ilações Funcionais.
Na Comparada anatomia, Alem do Conhecimento "per si" da Estrutura corporal dos animais estudados Diferentes E essencial relacionar a forma do Corpo Fazer Organismo com Seu habitat e, Uma dissociação Partir, tentar compreender o Seu Modo de Vida. Tambem se preocupa, Uma anatomia Comparada, com UMA elucidação das Relações evolutivas (filogenéticas) existentes empreendedorismo OS Diferentes animais, retiradas das homologias estabelecidas empreendedorismo Como Mais VARIADAS Estruturas Opaco FAZEM Parte do Corpo dos Animais. | |
Ângelo Cássio Magalhães Corno |
Ângelo Cássio Magalhães Chifre E licenciado e bacharel los Ciências Biológicas, Pela UFRGS e Mestre EM Ciências Biológicas: Ênfase Fisiologia (UFRGS). Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e FEEVALE, atuando los disciplinas de Morfologia e Fisiologia Humana e Comparada.
A anatomia de animais Comparada Antiga E UMA Ciência, Uma quali Temperatura Origens Que se confundem com a da Própria anatomia. Sabe-se Opaco OS HOMENS-das-Cavernas tinham Certo Conhecimento sobre OS Órgãos Internos de Mamíferos, ASSIM Como OS babilônios e Egípcios Opaco praticavam hum Cirurgia EO embalsamamento (Figura 1) (KENT e CARR, 2001).
Dados sobre a anatomia de animais aparecem, posteriormente, EM Trabalhos de Filósofos Gregos Diversos, OS cais cais Quais d'Orsay d'Orsay Datam dos Últimos 400 Anos Antes de Cristo. Dentre Estes Autores Destaca-se Galeno (Figura 2), prolífico Personagem Opaco redigiu Mais de 100 Obras sobre medicina e anatomia Humana e Opaco trabalhou los Roma de 200 a 165 Antes de Cristo (KENT e CARR, 2001).
Figura 1: Múmia de hum gato.
| |
Figura 2: Cláudio Galeno.
|
Apesar de SEUS Trabalhos versarem sobre a anatomia fazer Homem, muitas Das Informações colhidas tinham Origem los OBSERVAÇÕES realizadas los macacos e OUTROS Mamíferos.
O Conhecimento sobre anatomia Humana ENCONTRADO n º s Trabalhos de Galeno, apesar de incorreto boa Parte das Vezes, Aceito FOI SEM contestação POR cerca de 1.300 Anos, enquanto perdurou A Idade Mídia (KENT e CARR, 2001).Com O Fim da idade MÉDIA EO Início Fazer Renascimento alguns Artistas, principalmente de Origem italiana, começaram a Realizar OBSERVAÇÕES Anatômicas Próprias e hum Conjunto de Novas Informações sobre o Corpo humano e dos animais surgiu Demais. Um destes Artistas foi nada Menos Fazer Opaco Leonardo Da Vinci. Contudo, um Comparada anatomia Teve, período Nesse, hum Personagem Relevante: André Vesalio (1514 - 1564), médico belga. Apesar de Vesalio Ser Mais conhecido POR SUA De humani corporis fabrica (Figura 3), de 1543, a UMA Incrível obra sobre a anatomia do Corpo Humano (Figura 4), Foco Diretor de Seu Trabalho, o autor dissecou e comparou a Morfologia de hum Série de animais Como macacos, bois, cabras, Ovelhas, Cães e gatos com UMA Fazer Homem (SINGER, 1996). |
Figura 3: Capa do Livro De humani corporis fabrica (1543).
| |
Figura 4: Ilustrações Fazer De humani corporis fabrica (1543), de Vesalio.
|
O Trabalho de Vesalio, Nao entanto, tinha hum Objetivo Bem Claro e Específico: a anatomia ea Humana incursão Fazer autor Pela Morfologia de OUTROS animais Teve o Propósito de retirar Informations Opaco pudessem contribuir Parágrafo Tanto (KENT e CARR, 2001).
Nesse MESMO PERÍODO UMA anatomia praticada Comparada Vinha Sendo POR Vários estudiosos e dentre ELES E Digno de citação, Pela Contribuição SUA, Pierre Belon de Le Mans (1517-1564), hum Naturalista Francês. Belon produziu Duas Grandes Obras Tratando sobre anatomia de animais: UMA na quali ABORDA animais Marinhos e outra sobre Pássaros.
|
Nessa ultima, de 1555, apresenta hum Desenho Impressionante, comparando o esqueleto Humano com o de UMA ave (Figura 5) (SINGER, 1996; KENT e CARR, 2001). Figura 5: Gravura Fazer "Livro das Aves" (1555) comparando o esqueleto Humano com o de ave UMA.
Outro autor de Destaque da anatomia Comparada animal, Dessa MESMA Época, FOI o Holandês Volcher Coiter (1534 - 1576) (Figura 6). Apesar de SUA Importante Contribuição Para a embriologia, da quali E considerado o pai, Coiter ma obra Como Diretor hum Livro Localidade: Não quali FAZ UMA DESCRIÇÃO sistemática afazeres esqueleto de grande variedade de animais, acompanhada POR UMA Série de Desenhos de grande clareza e minuciosidade (Figura 7). Nesse Livro Coiter Traça hum Afinidade empreendedorismo Como Diferentes Contraditório dos Esqueletos dos Diferentes animais estudados (SINGER, 1996). | |
Figura 6: Volcher Coiter.
|
Figura 7: Ilustrações do Livro Diversorum animalium sceletorum explicationes iconibus artificiosis et genuinis illustratae de 1575. Fonte: SINGER, 1996.
Considerado Como o Fundador da anatomia Comparada o Francês Georges Cuvier (1769-1832) (Figura 8) Teve UMA Carreira extremamente prolifica NAS Ciências Naturais. Entre SEUS Trabalhos Mais Importantes nenhum Estudo da Anatomia o Estação 9 volumes Das chamadas "Lecons d` anatomie Comparada "; volumes Quatro sobre a Organização paleontológica de Esqueletos fósseis de quadrúpedes, 4 volumes de Seu Curso intitulado" Le reigne animais distribue d `Organização Filho apres derramar SERVIR de Banco de al `anatomie Comparada" e diretor SUA obra, conhecida Como "Historie Naturelle des poissons", Composta POR 22 volumes (KENT e CARR, 2001). Em SEUS Trabalhos Cuvier ressaltava a grande interdependência Entre forma e função, precisamente ajustados hum AO Outro.
Essa era Relação Responsável POR UMA Adaptação permitir fazer Organismo AO Seu Meio Ambiente. Cuvier utilizava ESSE Princípio Parágrafo Justificar a imutabilidade dos Organismos Diante do Ritmo e ASSIM Parágrafo combater a Idéia de Evolução biológica (Kardong, 1998). | |
Figura 8: Georges Cuvier.
|
O sucessor, EM importancia, de Cuvier na anatomia Comparada animais FOI o Inglês Richard Owen (1804-1892) (Figura 9).
Sir Richard Owen era criacionista e comungava das Ideias sobre Adaptação de Cuvier, contudo achava Opaco Como correspondências empreendedorismo Como Contraditório DOS Corpos de Diferentes animais, homologias Como (Figura 10), observadas as situações los DIVERSAS, necessitavam de UMA explicação. Com ESSE Objetivo los Mente Owen CRIOU o Conceito de Arquetipo. Arquetipo, Segundo Owen, a VEM hum Ser o plano básico de Construção do Corpo dos Diferentes Grupos de animais, CRIADO POR Deus. Como Diferenças corporais observadas, Por Outro Lado, seriam O Resultado Das adaptações necessárias para à SOBREVIVÊNCIA DOS Organismos nsa Diferentes habitats (Kardong, 1998). | |
Figura 9: Richard Owen.
|
Figura 10: Homologias observadas nn Membros Anteriores de Diferentes vertebrados. Apesar dos Membros apresentarem Diferentes formatos e funções, Relacionados com o Modo de Vida e habitat dos animais, Todos São constituídos Pelos mesmos Ossos Que São, portanto, homólogos. Os Números se referem AOS Dedos.
Apos UMA Publicação Da Origem "das espécies", Por Charles Darwin, EM 1859, o Conceito de Arquetipo FOI deixado de Lado. Hoje, Graças a Teoria da Evolução, Bem fundamentada POR Dados oriundos de Vários campos do Conhecimento, Sabe-se Opaco Como homologias representam Traços de ancestralidade Compartilhados POR Organismos aparentados evolutivamente e Nesse Contexto a anatomia Comparada PODE fornecer Pistas Opaco auxiliem OS pesquisadores uma Como estabelecer Relações de Parentesco Entre Diferentes Organismos.
Referencias BIBLIOGRÁFICAS:
Kardong, Kennet K. Vertebrados: anatomia comparativa, função, Evolução. 2 ed. Boston: McGraw-Hill, 1998.
KENT, George C.; Carr, DOS Robert K. anatomia Comparada vertebrados. 9 ed. Boston: McGraw-Hill, 2001.
SINGER, Charles. Uma breve História da anatomia e fisiologia do sistema operacional Gregos ATÉ Harvey. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário